quarta-feira, 27 de julho de 2011

INICIA HOJE a COXILHA NATIVISTA

Hoje, a partir das 20h30min, inicia a 31ª COXILHA NATIVISTA, em CRUZ ALTA.
Trata-se de um dos mais longevos festivais nativistas do Rio Grande do Sul.
Ao contrário do que alguns recalcados e algumas raivosas aves de rapina apregoam, o Movimento Nativista, que valoriza a autêntica música do nosso estado, continua firme e forte.
A COXILHA e outros tantos outros grandes festivais estão aí para provar. Durante 31 anos ininterruptos, o Festival de Cruz Alta vem trazendo a palco belíssimas composições, que se tornaram verdadeiros clássicos da música gaúcha.
No ano passado, a Coxilha realizou uma Mostra Histórica, lançando um CD e um DVD. E, o que é importantíssimo: todas as noites o Ginásio Municipal de Cruz Alta esteve lotado. Só isso já atesta o SUCESSO do evento.
A Prefeitura Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria de Cultura daquele município, cujo Titular é o incansável Secretário de Cultura ALEX DELLAMÉA, com sua pequena/grande Equipe de trabalho, desdobra-se por meses a fio para, a cada ano, realizar uma COXILHA ainda maior.
Tenho orgulho e alegria em fazer parte da História da COXILHA (eis que participo desde a 1ª Edição) e de tantos outros grandes eventos culturais que mudaram a "cara" da música do Rio Grande.
Como sempre tenho afirmado, os Festivais, para se perpetuarem, devem seguir o exemplo da COXILHA (Cruz Alta), CARIJO (Palmeira das Missões), CANTO MISSIONEIRO (Santo Ângelo) e TERTÚLIA (Santa Maria), os quais, após passarem pelo Legislativo Municipal, viraram Lei, sendo promovidos e organizados pelo poder público municipal.
Dessa forma, não importa qual facção política assuma o governo, pois existindo a Lei o evento que consta no Calendário Oficial deverá ser realizado.
Como já informei aqui no Blog, este ano tive a subida honra de ser convidado para integrar a COMISSÃO JULGADORA da COXILHA. Fazem-me costado os nomes consagrados de GUJO TEIXEIRA, TIAGO QUADROS, JUCA MORAES e ROBLEDO MARTINS.
Boa sorte para todos. E que vençam os melhores, embora todas as canções que obtiveram êxito na pré-seleção já sejam vitoriosas, uma vez que este ano foram inscritas cerca de 800 Músicas na Coxilha.
Segunda-feira volto à ativa no Blog, contando como transcorreu a 31ª COXILHA NATIVISTA de CRUZ ALTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário