sexta-feira, 25 de março de 2011

4º CANTO MISSIONEIRO

Iniciou ontem à noite, no Teatro Antonio Sepp, em Santo Ângelo, a 4ª Edição do CANTO MISSIONEIRO DA MÚSICA NATIVA.
Trata-se de um dos grandes Festivais Gaúchos da atualidade, promovido pela Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura daquele município.
Tenho partcipado desde a primeira edição, sendo que no ano passado, com muita honra, integrei a Comissão Julgadora do evento.
Nesta 4ª Edição, estamos participando com uma Canção intitulada "Ao Pé da Cruz Missioneira", em parceria com Chico Roloff (de Ijuí) e Desidério Souza (de São Luiz Gonzaga).
A interpretação do trabalho, que sobe ao palco logo mais à noite, seguindo a nossa linha de valorização dos novos talentos gaúchos, foi confiada a dois jovens cantores, LEONARDO SARTURI e ARMANDO MAICÁ.
Sobem ao palco, além de Leonardo e Armando, este que vos "fala", executando um Bombo Leguero, SÉRGIO ROSA (Acordeon), LUIZ CARLOS RANOFF (Violão), HÉLIO AUGUSTO (Violão) e XUXU NUNES (Contrabaixo).
Como o próprio título indica, a Canção "Ao Pé da Cruz Missioneira" traz a temática de denúncia da espoliação e descaso aos quais foram e são submetidos os índios guaranis, verdadeiros donos desta terra gaúcha ao longo dos séculos.
Aguardem-nos, amigos de Santo ângelo, a "Capital Missioneira".
Estamos chegando de Cordeona, Viola e Bombo Leguero, para sorver da mais autêntica das manifestações culturais da nossa gente: a MÚSICA MISSIONEIRA!
Abraços a todos.

MAIS UMA QUARTEADA

Nesta quarta-feira passada (23.03), Leonardo e eu nos deslocamos para Santa Maria, atendendo ao chamado do Amigo Compositor Carlos Omar, para darmos nossa contribuição a mais uma causa justíssima.
Foi uma "Quarteada" em benefício das vítimas e desabrigados da enchente ocorrida recentemente em São Lourenço do Sul, cidade que está situada na zona sul do estado, junto à Lagoa dos Patos.
O evento constou de um grande show coletivo, no CPF Piá do Sul, e contou com a participação de grandes artistas gaúchos que vieram dos mais diversos rincões, todos atuando sem qualquer cachê ou retribuição monetária.
As dependências do CPF Piá do Sul foram completamente tomadas, com cerca de 1.200 pessoas. O ingresso "cobrado" foram alimentos não perecíveis, agasalhos, material de higiene, etc.
Não sei precisar a quantia de gêneros e material arrecadado, mas a secretaria da entidade tradicionalista ficou abarrotada, o que leva a crer que tenha sido satisfatória a coleta.
Evento semelhante já ocorrera em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, onde pelo que se tem notícia também foi arrecadada grande quantidade de víveres e material.
Por modesta que tenha sido a contribuição dos artistas gaúchos, creio que o mais importante foi mais uma vez o gesto, a disponibilidade em ajudar aquelas pessoas.
Portanto, parabéns pela iniciativa e contem sempre conosco.

segunda-feira, 21 de março de 2011

BODAS DE DIAMANTE

Neste sábado passado (19.03), juntamente com o Grupo Manancial, estive em IJUÍ, para fazer um espetáculo num evento ímpar.
Eram as Bodas de Diamante do casal EDGAR e IRENA SOMMER, pais do grande amigo ADEMIR SOMMER.
Para os menos avisados, as Bodas de Diamante são alusivas aos SESSENTA ANOS de união conjugal. Isto não é pra quem quer, e sim pra quem pode!
E, sobretudo, quem teve a graça da perseverança, do entendimento, do carinho, da tolerância, etc, etc.
Sem um somatório de várias virtudes nenhum casal consegue atravessar SEIS décadas de vida em comum.
Eu não tive essa graça, mas admiro quem chegou lá, como esse casal de amigos.
A festa foi maravilhosa. Como bons descendentes de imigrantes alemães, não faltou chope e a boa comida típica alemã. Compus uma "Payada" em homenagem ao Casal, a quel recitei ladeado pelo fundo musical do violão do Leonardo. Nessa "Payada", refiz toda a trajetória do Casal de Homenageados.
Depois da nossa participação, onde a alemoada ouviu atentamente as músicas gaúchas (além de dançá-las), tivemos a participação especial do grupo CANTO LIVRE, integrado por amigos da Família SOMMER, o qual mostrou seu talento executando belas composições no embalo das Bandinhas Alemãs: uma verdadeira integração de culturas.
O evento ocorreu no Parque da EXPOIJUÍ, mais especificamente na "CASA ALEMÃ", um dos DOZE Clubes (Casas) Étnicos existentes no Parque.
O que mais me chamou a atenção foi a criatividade dos "Chucrutes". Pode-se notar todo um aparato de dutos instalado no local, os quais, nas grandes festas como a EXPOIJUÍ, por exemplo, conduzem o Chope resfriado a partir de um Caminhão Tanque estacionado do lado de fora do Salão, até as chopeiras ali existentes.
O Caminhão Tanque, conforme informações colhidas, tem capacidade para 12.000 litros de Chope, sendo que em determinados eventos é submetido à reposição, dado ao grande consumo por parte do público.
Parabéns ao Casal EDGAR e IRENA. Desejo muitos anos de saúde e união a vocês.
Obrigado Amigos de IJUÍ pelo carinho e acolhida de sempre!
Até a próxima.

ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO

Olá Amigos!
Conforme adverti nas primeiras postagens, infelizmente não me é possível, pelo menos por enquanto, manter uma regularidade de postagens neste blogue.
A correria do dia a dia não me permite isso.
Volto a esclarecer esse aspecto peculiar em relação ao blogue, pois já fui "cobrado" várias vezes pelos amigos/leitores.
Vejo tal "cobrança" pelo lado positivo: entendo que as pessoas, mesmo que poucos sejam os acessos, gostam de ler o que modestamente escrevo.
E, por outro lado, todos sabem que minha forma de expressão literária predileta, a que estou mais acostumado a produzir, é a POESIA e não a Prosa.
Portanto, caros amigos (as), peço escusas mais uma vez pela demora das postagens.
Espero que os poucos escritos aqui postados, embora eventuais, sejam do agrado de todos (as).
Forte abraço.

sexta-feira, 4 de março de 2011

OBRIGADO, COLEGA VLADIMIR!

Viram só? Foi só alguém menos "Jurássico" meter a "mão na massa" e o meu blogue já mudou a cara!
Como sabem, sou meio "feito a machado" e mal-falquejado nessa tal de internet.
Por isso pedi uma "mãozita" ao Delegado Vladimir, colega e grande amigo que está à testa da DP de Santiago, o qual se compadeceu desta alma e deu uma "ajeitada" no visual do nosso "Galpão".
Por sinal, o Del Vladimir não é bom só no serviço policial e nas lidas de internet.
O "Hôme" também se garante no que tange à perpetuação da nossa espécie (rsrsrs).
Pois não vê que o Vladimir e sua esposa Fernanda estão esperando um casal de gêmeos que vai trazer mais luz a este mundo, especialmente à Terra dos Poetas.
Nos próximos meses estarão se achegando ao nosso convívio o FRANCISCO e a MARINA, para alegria do Papai e Mamãe Corujas, bem como dos demais familiares, é claro.
Aqui em Santiago tivemos a sorte de receber, além do Del. Vladimir, também a Delegada Anaí, ambos egressos da Academia de Polícia.
Eles chegaram dando sangue novo ao trabalho policial em nossa cidade e região.
Além deles, também foram contempladas com lotação de novos Delegados(as) as cidades de Jaguari (Del. Débora), São Francisco de Assis (Del. Alex) e Itaqui (Del. Guilherme). E bota turma boa de "pega" nesses Delegados novos.
Forte abraço a todos.

OPERAÇÃO CARNAVAL

Sexta-feira, início de Carnaval.
Para a maioria das pessoas, sinônimo de descanso ou diversão.
Mas, para um Delegado de Polícia em Plantão (Sobreaviso), Carnaval é sinônimo de "Alerta Laranja", como dizia nosso velho Professor na Academia de Polícia, Delegado Cláudio Barbedo.
Lembro-me bem do meu primeiro Carnaval como Delegado de Polícia.
Foi há 23 anos atrás, recém investido no Cargo de Delegado, na querida cidade de São Pedro do Sul, onde iniciei minha carreira policial.
À época, também atendia como delegado Substituto na Delegacia de Polícia de Mata.
São Pedro e Mata eram (e felizmente ainda são) cidades pacatas e ordeiras, onde fiz grandes amigos.
Mas o Carnaval, como disse antes, para nós Policiais, normalmente é prenúncio de dores de cabeça e incomodação. Cavacos do ofício!
Neste Carnaval, no âmbito da 21ª Região Policial, será desencadeada uma "Operação Especial", que vai desde a instalação de uma Delegacia Móvel no bairro do Passo, em São Borja, até o reforço do efetivo policial em Jaguari (para onde convergem foliões de toda a região), além da atuação da Equipe Volante, que poderá deslocar-se por toda a Região, nos casos de ocorrências graves e que precisem Pronto Atendimento.
No mais, é "aguardar o tombo", como diz o gaúcho. Mas sempre torcendo para que haja poucas ocorrências de vulto.
Quanto a mim, já estou de posse de mais ou menos uns 10 filmes e de alguns livros, os quais me ajudarão a "passar o tempo", na torcida para que tudo transcorra na maior normalidade possível.
Mas saibam os "baderneiros de plantão" e os "valentões movidos a pilha" que a Polícia Civil da Região, em especial este "Velho" Delegado, estão a postos para coibir, junto à co-irmã Brigada Militar, todos os excessos e deslizes que ocorrerem.
E saibam os que "ousarem" tirar-me do "Alerta Laranja" que a "cana" será "dura" e as fianças serão "pesadas"!
Depois desse "Pito", um bom e pacífico Carnaval a todos!
E que a Quarta-Feira de Cinzas seja de Cinzas apenas para a Tristeza!
Até breve!.