sexta-feira, 4 de março de 2011

OPERAÇÃO CARNAVAL

Sexta-feira, início de Carnaval.
Para a maioria das pessoas, sinônimo de descanso ou diversão.
Mas, para um Delegado de Polícia em Plantão (Sobreaviso), Carnaval é sinônimo de "Alerta Laranja", como dizia nosso velho Professor na Academia de Polícia, Delegado Cláudio Barbedo.
Lembro-me bem do meu primeiro Carnaval como Delegado de Polícia.
Foi há 23 anos atrás, recém investido no Cargo de Delegado, na querida cidade de São Pedro do Sul, onde iniciei minha carreira policial.
À época, também atendia como delegado Substituto na Delegacia de Polícia de Mata.
São Pedro e Mata eram (e felizmente ainda são) cidades pacatas e ordeiras, onde fiz grandes amigos.
Mas o Carnaval, como disse antes, para nós Policiais, normalmente é prenúncio de dores de cabeça e incomodação. Cavacos do ofício!
Neste Carnaval, no âmbito da 21ª Região Policial, será desencadeada uma "Operação Especial", que vai desde a instalação de uma Delegacia Móvel no bairro do Passo, em São Borja, até o reforço do efetivo policial em Jaguari (para onde convergem foliões de toda a região), além da atuação da Equipe Volante, que poderá deslocar-se por toda a Região, nos casos de ocorrências graves e que precisem Pronto Atendimento.
No mais, é "aguardar o tombo", como diz o gaúcho. Mas sempre torcendo para que haja poucas ocorrências de vulto.
Quanto a mim, já estou de posse de mais ou menos uns 10 filmes e de alguns livros, os quais me ajudarão a "passar o tempo", na torcida para que tudo transcorra na maior normalidade possível.
Mas saibam os "baderneiros de plantão" e os "valentões movidos a pilha" que a Polícia Civil da Região, em especial este "Velho" Delegado, estão a postos para coibir, junto à co-irmã Brigada Militar, todos os excessos e deslizes que ocorrerem.
E saibam os que "ousarem" tirar-me do "Alerta Laranja" que a "cana" será "dura" e as fianças serão "pesadas"!
Depois desse "Pito", um bom e pacífico Carnaval a todos!
E que a Quarta-Feira de Cinzas seja de Cinzas apenas para a Tristeza!
Até breve!.

Um comentário: