sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

QUARTEADAS

A sexta-feira amanheceu com um sol lindo, mas "enferruscou" a cara, como diria meu avô, a partir das dez da manhã.
Pra quem pega a estrada nos finais de semana, as condições climáticas são sempre uma preocupação.
Chuva e neblina são sinônimos de atraso e de perigo constante na viajem.
Hoje à tardinha, meu filho Leonardo e eu viajaremos a Três Passos, atendendo a um pedido do Cantor Missioneiro e grande amigo Valdomiro Maicá.
Vamos dar uma "Quarteada" para o Valdomiro e seu filho Atahualpa Maicá (também Cantor e Compositor), o qual sofreu um acidente doméstico ao cortar grama, e corre o risco de perder a visão de um olho.
Infelizmente os Planos de Saúde não cobrem todas as despesas, especialmente num caso como esse, em que são necessárias várias intervenções cirúrgicas delicadas.
Que eu saiba, além de nós, aqui da região também irão a Três Passos os parceiros Miguel Marques e Nilton Ferreira, para participarem, sem cachê, dessa "Quarteada" para os Maicá.
Como deve ser do conhecimento dos leitores, Valdomiro e Atahualpa são, respectivamente, irmão e sobrinho do grande amigo e ícone da música missioneira, CENAIR MAICÁ, cujo legado poético-musical encanta a todos nós.
O evento consistirá em um Jantar-Show, nas dependências do CTG de Três Passos.
Esta é a forma paliativa de "dar uma mão", quando um irmão de estrada passa por alguma dificuldade.
Esta  é a maneira pela qual a classe musical, sofrida e desamparada, empresta solidariedade aos amigos, uma vez que neste país a Arte e a Cultura, historicamente, não "dão camisa para ninguém". como diz o velho dito popular. Pelo menos "não dão camisa" aos artistas sérios, que se preocupam em levar cultura às pessoas, através de seu canto e suas composições.
Mas vamos peleando e fazendo a nossa parte.
Até breve e um bom final de semana a todos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DAS NOSSAS ANDANÇAS

Conforme noticiei na semana passada, neste fim de semana estivemos "Campereando" por este Rio Grande abençoado.
Estivemos sexta-feira à noite em CAIBATÉ, onde participamos do Lançamento do CD/DVD do Festival "O Rio Grande Canta o Cooperativismo" - 4ª Edição.
Como sempre, organização impecável e excelente tratamento para com a classe musical. Mais uma vez os parabéns ao Sr. Virgílio (Presidente do SESCOOP/RS) e ao seu fiel escudeiro Zigomar, coordenador-geral do evento.
Sábado pela manhã, após pernoitarmos na residência do grande amigo e compositor Eron Carvalho, na Capital Missioneira SANTO ÂNGELO, rumamos para SÃO JOÃO DA URTIGA, para participarmos da 1ª COLINA DA CANÇÃO GAÚCHA.
SÃO JOÃO DA URTIGA, situada no Nordeste do Rio Grande do Sul, é um município com cerca de 5.000 habitantes, predominantemente de origem italiana.
Como havíamos projetado, o acolhimento aos músicos, compositores e intérpretes participantes foi excepcional. Alimentação de primeira, hospedagem gratuita e um tratamento amigável que nos cativou desde a chegada.
A principal surpresa positiva foi o aporte ao festival de belas canções, grandes músicos e excelentes intérpretes, pois conforme postei anteriormente, o Festival, por estar engatinhando, como se diz, ofereceu Ajuda de Custo e Premiação modestas.
O Festival foi realizado no peito e na raça, sob a batuta do Prefeito Municipal, ladeado por uma Comissão Organizadora que não mediu esforços para que tudo saísse a contento, além do apoio importantíssimo do CTG local, o qual realizou, paralelamente, um Grande Rodeio.
Como não havia previsão orçamentária para realização de Espetáculo de intervalo na Final (domingo), colocamo-nos à disposição para executarmos algumas músicas, enquanto os Jurados se reuniam para deliberar sobre as Premiações.
Fui acompanhado pelos grandes músicos e amigos Elias Rezende, Luiz Carlos Ranoff, Leonardo Sarturi, Marcelinho Freitas e Cristiano Rodrigues, todos atuando sem cachê.
Resultado: acabamos realizando um verdadeiro Show para o público, que nos brindou com calorosos aplausos, além dos agradecimentos e reconhecimento por parte da Comissão Organizadora.
Se Deus quiser, lá estaremos para a 2ª Edição, prometida para Fevereiro de 2012.
Valeu, Amigos. Até a próxima!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ANDANÇAS II

Neste Sábado pela manhã, após participarmos do Lançamento do CD/DVD do Festival "O Rio Grande Canta o Cooperativismo", em Caibaté, tomaremos a estrada em direção à pequena e acolhedora cidade de São João da Urtiga.
São João da Urtiga dista em torno de 150 km de Passo Fundo, e entra para o rol dos municípios que realizam seus Festivais. Lá acontece, Sábado e Domingo (19 e 20.02), a 1ª COLINA DA CANÇÃO GAÚCHA.
Junto ao Grupo Manancial, estarei defendendo duas canções no palco desse novo festival: "Jeito Serrano" (um Bugio) e "Estampa Monarca" (uma Milonga), ambas em parceria com o Poeta e Compositor Moisés Menezes, que nos confiou a apresentação dos trabalhos.
Com Ajuda de Custo e Premiação modestas, o evento vale-se da hospitalidade e criatividade de seus organizadores, os quais estão providenciando Hospedagem e Alimentação gratuita para os músicos participantes.
Vamos lá conferir, dar nosso quinhão de contribuição e incentivar seus criadores, uma vez que entendemos que cada Festival que nasce é mais uma bandeira em defesa da cultura poético-musical do nosso Rio Grande do Sul.
Enquanto a juventude conviver com a arte, a música, a tradição e a cultura gaúcha de raiz, com certeza estará mais longe da maldição das drogas.
Salve a 1ª COLINA DA CANÇÃO GAÚCHA! Salve SÃO JOÃO DA URTIGA. Aqui vamos nós!

ANDANÇAS

A cidade Missioneira de CAIBATÉ será, nesta sexta-feira, 18.02, palco para o Lançamento do CD/DVD do Festival " O Rio Grande Canta o Cooperativismo".
O evento chegou à 4ª Edição marcado pelo sucesso e excelente repercussão no meio cultural gaúcho, especialmente na área da música.
Todas as composições concorrentes, obrigatoriamente, versam sobre o tema "Cooperativismo", em suas diversas nuances e princípios norteadores.
Tenho participado do evento desde a 1ª Edição. E posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que o SESCOOP/RS, que promove e organiza o conclave, tem dado verdadeiras aulas de como se realiza um grande festival.
Excelente sonorização e iluminação, infra-estrutura humana e logística, atendimento de bastidores, boa ajuda de custo e premiação à altura são fatores que contribuem para tal êxito.
Isso tudo também serve de exemplo para outros festivais, os quais devem evoluir no sentido de oferecerem à comunidade artístico-musical gaúcha melhores condições de participação e valorização profissional dos músicos.
Parabéns ao SESCOOP/RS. Continuaremos participando e colaborando com nosso trabalho e sugestões para que este grande Festival cresça cada vez mais.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DE FILHOS e DIVAGAÇÕES

Sento-me à frente do computador. A tela apela!
É uma compulsão, é quase uma "tara" esse apelo à escrita.
Penso e repenso sobre o que escrever.
Mas, como esse meio novo de comunicação com as pessoas e com o mundo (blog) me dá a possibilidade de divagar, vou escrever hoje sobre meus filhos.
Especialmente sobre aqueles (as) com quem convivo pouco, eis que distantes.
A distância dos filhos (as) tem me judiado muito nos últimos tempos.
Nossos erros, ímpetos, orgulhos e egoísmos, os quais deságuam nas separações, são os algozes que fatalmente fazem dos filhos as maiores vítimas.
E não me venham dizer que os filhos e filhas de pais separados são "a mesma coisa" que aqueles de pais cuja relação perdura uma vida inteira. Sou testemunha inconteste de que isso não é verdade!
Eles (as), com absoluta certeza, sofrem muito mais do que os filhos (as) normais.
Amargam a falta de um colo constante, da palavra de incentivo diária, do "puxão de orelha" dolorido mas necessário.
Minha filha mais velha (Lisandra, 23 anos) formou-se em Direito dia 07 de janeiro.
A Larissa (faz 21 anos dia 28.02), formar-se-á em Jornalismo no final do ano.
Ambas são as legítimas "CDFs". Tenho gosto em "bancar" suas Faculdades: não arredam um milímetro do estudo e não perdem uma disciplina por semestre. (Será que essa dedicação toda não é por estarem distantes de mim?)
Logo, logo, minhas filhas alçarão vôo para mais distante ainda. Esse é o ciclo normal da vida.
Como dizia Gibran "os filhos (as) são como setas disparadas em direção ao alvo". Almejamos que tais "setas" cheguem onde queremos, naquilo que achamos ser o ideal para elas.
Mas não sabemos ao certo se este "alvo" será atingido por nós, pois eles (as) é que definem seu destino.
O caçula (Lorenzo) faz 6 anos em 23.02. Minha "Rapa do Tacho" é uma parada!
Este verão pude curti-lo um pouquinho mais: ficou quase um mês em Santiago, convivendo com os parentes, amigos e com sua amada Cristiane (Babá). Rio muito quando saio à rua de mãos dadas com ele e as pessoas dizem "que lindo o seu netinho!"
E assim a vida vai passando. Como diz meu amigo Dr. Ruy Gessinger, tenho tentado ser um bom pai, apesar das separações. Creio que com inúmeros erros e alguns acertos.
Mas tenho convicção de que meus filhos e filhas não poderão, no futuro, queixar-se de omissões de minha parte. Prefiro que se queixem de meus eventuais excessos e, quiçá, do zelo em demasia.
Prefiro que digam, mais adiante (talvez quando eu não esteja mais neste plano): "é, meu pai dizia isso, e eu não o ouvi!", do que dizerem "mas por que meu pai não me orientou?".
Quanto ao Leonardo (o mais velho, com 25 anos), único que mora comigo, continua sendo o parceiro que aguenta minhas casmurrices de cinquentão.
Em compensação, eu aguento seus arroubos e rebeldias próprias da idade.
E a Direção, Professores, Colegas e Funcionários da nossa URI que nos aguardem: mais cedo ou mais tarde ele se forma. Ufa! Ainda bem que em Universidades particulares não há "jubilação"!
Pelo menos que eu saiba!
Até breve!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

TROFÉUS e RELÍQUIAS

A trajetória de vida do ser humano é marcada por dificuldades e vitórias.
Vitórias pessoais e coletivas.
Eu e meu filho LEONARDO estamos passando o final de semana "ajeitando" espaço para os pedreiros iniciarem amanhã nossa pequena obra: a instalação do ESTÚDIO SINUELO.
Essa nossa movimentação passa por um problema sério de espaço.
Onde colocar, por exemplo, os Troféus e Relíquias que fomos juntando (especialmente eu, por ter mais tempo de estrada) ao longo dos anos.
São mais de 200 (duzentos) Troféus e Condecorações, ao longo dos mais de Trinta Anos de Trajetória Artística e também como Delegado de Polícia. Cada um deles (as) tem uma história, um significado diferente.
Participei, ao longo desses anos, de praticamente todos os Festivais Nativistas do RS.
Obtive, junto aos músicos que me acompanharam (como eu disse, vitórias coletivas) Premiações em quase todos eles.
Mas o mais importante foram as amizades conquistadas, as experiências acumuladas, as quais nos permitem olhar pra trás e ver que VALEU A PENA.
Sobre o espaço para os Troféus? Optei por colocá-los superpostos, um encobrindo o outro, nas prateleiras das estantes que tenho, espalhados pela casa (os maiores) junto aos rodapés das paredes, e num pequeno depósito onde estão acondicionados os CDs que lançamos pela SINUELO PRODUÇÕES.
A partir de amanhã, MÃOS À OBRA, literalmente, pois após o Carnaval o SINUELO ESTÚDIO já está lotando a Agenda de Gravações e Produções.
Gracias Amigos de Santiago e Região.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MEU SITE e CDs Diversos

Convido aos Amigos e Fãs a visitarem minha página na internet: www.nenitosarturi.com.br.
Ali encontrarão um resumo da minha trajetória de vida, especialmente a artística.
E também poderão adquirir todo o acervo de CDs lançados nesses mais de 30 anos.
Além dos meus CDs e do meu filho LEONARDO SARTURI, também temos todo o Catálogo da SINUELO PRODUÇÕES à disposição (outros artistas que lançaram seus CDs com a nossa Gravadora SINUELO).
As compras podem ser feitas on-line e a remessa é imediata, via postal.
Vale a pena conferir.

SINUELO ESTÚDIO

Segunda-feira, 14.02, iniciaremos a obra para as instalações do SINUELO ESTÚDIO Gravações e Produções. Trata-se de um empreendimento ligado à SINUELO Produções Artísticas e Fonográficas Ltda, Empresa cujo diretor é o meu filho LEONARDO SARTURI.
Trocando em miúdos, a SINUELO PRODUÇÕES é uma empresa dedicada ao ramo de Agenciamentos Artísticos, Produção de Shows e Gravação de CDs/DVDs. Porém, faltava ainda a parte de produção em Estúdio, com a gravação, mixagem, masterização e fixação musical em fonogramas (discos).
O Equipamento para Gravação é totalmente digitalizado, moderno, garantindo um produto final de altíssima qualidade, que não perde em nada para os melhores estúdios brasileiros.
Com essa iniciativa, os Artistas Santiaguenses e de toda a Região não precisarão deslocar-se a outras paragens para ver realizado o sonho de lançar seus CDs/DVDs.
Importante salientar que a SINUELO Produções possui CADASTRO com as melhores fábricas do país, negociando diretamente com elas e garantindo dessa forma o melhor preço para o Produto Cultural (CD ou DVD).
A obra deve estar concluída em no máximo 30 dias, sendo que o SINUELO ESTÚDIO passará a operar efetivamente em meados de Março (após o Carnaval).
O ESTÚDIO será instalado à Rua Silveira Martins, 569, (Fundos). Os contatos podem ser feitos pelos Telefones 55.9957.0525 e 9971.2726, ou ainda pelos e-mails leonardosarturi@hotmail.com e nenitosarturi@brturbo.com.br.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DP de SÃO VICENTE DO SUL

Hoje pela manhã me desloquei até São Vicente do Sul, eis que nas férias do Del. João luiz Brum da Cruz, Titular daquele órgão, irei responder pelo expediente.
Sou "de casa" em São Vicente, pois trabalhei quase dois anos à testa daquela DP.
Trata-se de um órgão policial muito bem estruturado, com prédio próprio, equipamentos satisfatórios e uma excelente equipe de policiais lotados.
Oxalá nosso novo Chefe de Polícia, Del. Ranolfo, juntamente com toda a classe policial (agentes e delegados), consigamos resgatar brevemente salários mais dignos para valorizar à altura a nobre classe policial. É o que todos almejamos!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

POSTAGEM INICIAL

OLÁ AMIGOS!
Estou iniciando hoje (09.02.2011), mais uma caminhada. Embora nunca tenha feito qualquer curso na área de informática, sou um curioso por natureza. Estou aprendendo um pouquinho a cada dia. Dito isso, a partir de agora vou tentar usufruir de mais esta ferramenta de divulgação do meu trabalho e intercâmbio com os amigos e fãs espalhados pelo Planeta (mas que tal a ousadia?). Certamente minhas postagens não serão constantes, haja vista minha condição de Delegado de Polícia ainda na Ativa. Os que quiserem caminhar juntos comigo, sejam bem-vindos. Forte abraço a todos (as)